Projeto presta suporte psicológico a estudantes e colaboradores da área da saúde

Projeto presta suporte psicológico a estudantes e colaboradores da área da saúde

Diante da pandemia do novo coronavírus, a população de todo o mundo está sofrendo com os impactos negativos dessa crise, que abala não somente o corpo, mas também a mente das pessoas. Todas as mudanças e incertezas acabam gerando danos físicos, sociais, econômicos e psíquicos.

Preocupada com seus colaboradores e estudantes, a Universidade Paranaense vem adotando medidas importantes para ajudar no enfrentamento dessa situação emergencial. Na Unidade-Sede, em Umuarama, um projeto da CSM (Comissão de Saúde Mental) da Unipar, realizado em parceria com o Piae (Programa de Atenção ao Estudante) e CPA (Centro de Psicologia Aplicada), está prestando atendimento psicológico virtual para alunos e profissionais da saúde da Universidade que estão na linha de frente de combate à covid-19. Via Google Meet, os atendimentos virtuais são prestados por psicólogas do CPA.

No caso dos estudantes, déficit de atenção nos estudos, angústia em decorrência da pandemia e isolamento social são alguns dos assuntos conversados durante o atendimento. “Ao perceber uma demanda emocional do acadêmico, o professor aciona o PIAE, o qual vai repassar a informação para o CPA. Em seguida, nós entramos em contato com o aluno e oferecemos o atendimento”, diz a psicóloga Silveleny Neves.

A coordenadora do curso, professora Clarice Catelan, acompanha os trabalhos. “Neste momento tão delicado e difícil pelo qual todos nós estamos passando, este projeto possibilita aos atendidos um suporte aos agravos em saúde mental que se evidenciaram a partir do isolamento social e da utilização do ensino remoto”, ressalta.

Para a coordenadora multicampi do PIAE, professora Giuliana Marson, o projeto é oportuno e valoroso: “Antes nós tínhamos muitas demandas pedagógicas. Com o tempo, isso foi se modificando e, agora, a maioria dos nossos atendimentos envolve a saúde mental dos alunos. Ansiedade, pânico, insônia, tudo isso aumentou significativamente nos últimos três anos. Portanto, este trabalho conjunto que estamos realizando é de extrema importância para todos”.

 

 
 

Fonte: Portal da Cidade Umuarama 

Deixe seu Comentário

Mande seu Alô!

Fale com a Chyrstian FM!

  • Chyrstian 97.3 FM

    Mande seu Alô!

Audio Wave