Saúde de Umuarama recebe máscaras produzidas por presidiários da Peco

Saúde de Umuarama recebe máscaras produzidas por presidiários da Peco

Unidades de saúde do município receberam, na tarde desta quinta-feira, 14, o primeiro lote de máscaras confeccionadas por apenados da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco), por meio da campanha “Cuidando de quem cuida”, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A meta é produzir 21 mil unidades e atender profissionais dos postos de saúde e hospitais de Umuarama, reforçando as ações de prevenção à Covid-19 e o atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

A entrega aconteceu ao ar livre, no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert, com as presenças da secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, do secretário de Administração, Vicente Gasparini, do diretor-geral da Peco, Sandro Bariquelo, do coordenador regional do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) de Maringá, Luciano Brito, da diretora da Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, do presidente do conselho de saúde, Francisco Arnaldo Fernandes (França) e das conselheiras Bernardete Delmônaco e Sueli Sucupira, entre outras lideranças. 

As máscaras fabricadas pelos presidiários são de uso exclusivo dos profissionais de saúde do município. Nesta primeira etapa, foram distribuídas cerca de 2 mil unidades para as equipes do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Praça Anchieta e do Conjunto Guarani e também ao Serviço de Vigilância Sanitária. 

As máscaras são confeccionadas em SMS 40, um tipo de tecido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso por profissionais de saúde, aumentando a segurança no convívio com as doenças – em especial o coronavírus. “Somos muito gratos ao conselho e também ao pessoal do Depen e da Peco, por esta colaboração de grande importância para atender aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na linha de frente no combate à pandemia”, agradeceu a secretária Cecília Cividini, em nome do prefeito Celso Pozzobom. 

A conselheira de saúde Sueli Sucupira informou que a campanha “Cuidando de quem cuida” conta com as parcerias da loja O Feirão, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), da Secretaria Municipal de Saúde, de doadores anônimos e dos demais conselheiros. 

“É importante ressaltar a parceria com a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, através do seu diretor-geral Sandro Bariquelo, que acompanhou todo o processo de corte, costura e embalagem das máscaras, efetuado pelos detentos”, agradeceu Sueli. Nas próximas etapas, outras unidades de saúde serão atendidas, bem como os hospitais da cidade.

 
 

Fonte: Portal da Cidade Umuarama 

Deixe seu Comentário

Mande seu Alô!

Fale com a Chyrstian FM!

  • Chyrstian 97.3 FM

    Mande seu Alô!

Audio Wave