Alto Piquiri fecha Setembro com 3.262 pacientes transportados para outras cidades

Alto Piquiri fecha Setembro com 3.262 pacientes transportados para outras cidades

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez um levantamento que aponta que no mês de setembro transportou 3.262 pacientes para atendimentos especializados, consultas e exames fora do município. A SMS atualmente disponibiliza transporte para 08 municípios.

Em sua frota estão três vans, cinco ambulâncias, um onibus e oito carros para atender sitios e distritos do município, num total de 17 veículos em serviço na saúde. Além desta frota, há ainda um ônibus de uma empresa terceirizada para auxiliar no transporte de pacientes para Curitiba.

O Secretário Municipal da Saúde, Giovane de Carvalho , explica que o transporte é exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), não contemplando outros planos de saúde como Unimed e outros. Para qualquer agendamento de transporte de saúde, o paciente ou responsável deve comparecer a Secretaria Municipal da Saúde, na antiga Creche São José .

É necessário apresentar um documento que comprove o agendamento, cartão do SUS e documentos pessoais.O agendamento de transporte é apenas permitido para pacientes que vão fazer exames, consultas, urgência e emergência. Este tipo de transporte especializado requer ainda atestado médico comprovando o quadro do paciente.

O direito a acompanhante é para pacientes acima de 65 anos, inferior a 16 anos e pacientes com dificuldade de locomoção ou deficientes com prescrição médica que determine a presença de acompanhante.

Para o Prefeito Cardoso, todos estes cuidados ao agendar transporte de pacientes é necessário para melhorar a qualidade de vida dos pacientes do SUS que necessitam utilizar o transporte intermunicipal de saúde disponibilizado pelo município. Cardoso  explica que os agendamentos devem ser feitos com antecedência de 10 a 15 dias para poder garantir a vaga solicitada.

Fonte:portalaltopiquiri.com.br

Deixe seu Comentário